Blogger do Mirandêsmirandes.no.sapo.pt

segunda-feira, fevereiro 25, 2002


Acrescentos à bibliografia mirandesa (3)


FERREIRA, Amadeu (2001) Modos de tratamento ne l mirandés de Sendin , "El Filandar O Fiadeiro", Zamora, nr. 13, p. 8-13.
Este artigo já figura neste Sítio, no sector Documentação/ Estudos sobre a Língua, porém numa versão mais reduzida, dado que não inclui notas de rodapé.
Na publicação citada figuram outros artigos de interesse para a cultura mirandesa, transfronteiriça e zamorana. Pode ser consultada a edição electrónica em http://www.terra.es/personal/enriquer.


quarta-feira, fevereiro 20, 2002


Ecos i reflexos (1)


La rebista HISTÓRIA, nr. 41, de Janeiro 2002, dedicou al "Sítio de l mirandés" ua caixa antitulada "Lhéngua Mirandesa". Eilhi se diç que "para todos os que se interessam ou têm curiosidade pelo tema a visita é obrigatória" (p.7).
Ne l artigo "Lhénguas e línguas", ne l setor "Ao leme da Internet" de l Jornal de Letras nr. 818 (de 6 a 19 de Febreiro de 2002), Manuel Halpern diç, por sue beç: "Se às vezes parece difícil preservar o português perante o universo anglófono que nos rodeia, mais difícil será preservar o mirandês, que está cercado pela língua portuguesa, por sua vez cercada pela língua inglesa. Por tudo isto, e porque a diversidade cultural é sinónimo de riqueza, este Sítio de l Mirandés, é louvável. Não tem só um olhar académico sobre a matéria. Visa promover a língua e satisfazer o apetite dos curiosos".
I, mais palantre: "A secção mais fascinante é a das ferramentas. O maior desafio é comunicar na Internet, via e-mail ou fórum, em mirandês. É de loucos, pode-se pensar, é como escrever em chinês" (p.43).
Ambos a dous artigos mos lhéban a acreditar que bale la pena zambolber l "Sítio de l mirandés". Als dous outores, l nuosso oubrigado.


quinta-feira, fevereiro 14, 2002


Acrescentos à bibliografia mirandesa (2)



Ferreira, Manuela Barros - "La Bicha - la lhoba parda", neste "Sítio de le mirandés", sector Documentação/Literatura Oral/Romanceiro.
(Pequeno estudo sobre algumas versões recolhidas em Terras de Miranda e sobre o seu envolvimento cultural).

segunda-feira, fevereiro 04, 2002


Acrescentos à bibliografia mirandesa (1)



Estudos

FERREIRA, Manuela de Barros (2001) "O mirandês no Ano Europeu das L'inguas" in Mateus, Maria Helena Mira (coord.) Mais Línguas, mais Europa: celebrar a diversidade linguística e cultural da Europa, Colóquio 25 e 26 de Janeiro de 2001, Lisboa, edições Colibri, p. 35- 41.

GARGALLO GIL, José Enrique (2001) "Aranés, mirandés, ?valego? Tres enclaves romances de fronteira, tres retos de supervivencia e preservación da identidade na Europa do novo milénio", A trabe de ouro. Publicación galega de pensamento crítico, nr. 47, tomo III./Ano XII./2001, p.349-363.

Literatura

NIEBRO, Fracisco (2001) "L'ancanto de las arribas de l Douro", edição do Instituto da Conservação da Natureza - Parque Natural do Douro Internacional.


domingo, fevereiro 03, 2002


A data do Entremês



Do GEFAC recebemos a seguinte notícia.
A estreia da peça "O entremês de Jacobino ou a Casa de Caloteiros" ocorrerá nos dias 5 e 6 de Março, no Teatro Paulo Quintela (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), pelas 21h30m (horário sujeito a confirmação).


Home